Atendimento Online | WhatsApp (11) 93210-4166

O que é Psicanálise: Uma visão geral da Terapia Psicanalítica.

O que é Psicanálise: Uma visão geral da Terapia Psicanalítica.

A terapia psicanalítica é uma forma de psicoterapia baseada nas teorias da psicanálise de Sigmund Freud.

A abordagem explora como a mente inconsciente influencia seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Especificamente, ela examina como suas experiências (geralmente desde a infância) podem estar contribuindo para suas experiências e ações atuais.

As abordagens psicanalíticas dos transtornos emocionais avançaram muito desde a época de Freud.

Freud descreveu o inconsciente como o reservatório de desejos, pensamentos e memórias que estão abaixo da superfície da percepção consciente.

Ele acreditava que essas influências inconscientes muitas vezes podiam levar a distúrbios e sofrimento psicológico.

Técnicas da Psicanálise

Os psicanalistas usam uma variedade de técnicas para entender o comportamento.

Algumas das técnicas mais populares incluem:

  • Interpretação dos sonhos: de acordo com Freud, a análise dos sonhos é de longe a técnica psicanalítica mais importante. Frequentemente, ele se referia aos sonhos como “a estrada real para o inconsciente”. Os psicanalistas podem interpretar sonhos para obter uma visão sobre o funcionamento de sua mente inconsciente.
  • Associação livre: a associação livre é um exercício durante o qual o psicanalista o incentiva a compartilhar livremente seus pensamentos. Isso pode levar ao surgimento de conexões e memórias inesperadas.
  • Transferência: a transferência ocorre quando você projeta seus sentimentos sobre a pessoa do psicanalista. Em seguida, você interagirá com ele como se ele fosse essa outra pessoa. Essa técnica pode ajudar seu psicanalista a entender como você interage com outras pessoas.

Terapia Psicanalítica: quais problemas ela trata.

A terapia psicanalítica pode ser usada para tratar uma série de diferentes condições psicológicas, incluindo:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Lutas de emoção ou trauma
  • Problemas de identidade
  • Problemas de autoestima
  • Autoafirmação
  • Transtornos psicossomáticos
  • Problemas de relacionamento
  • Comportamento autodestrutivo
  • Problemas sexuais

Benefícios da Terapia Psicanalítica e da Psicanálise

O que torna a terapia psicanalítica diferente de outras formas de tratamento?

Bem, há sete características que diferenciam a abordagem psicanalítica.

  • Concentra-se nas emoções. A terapia psicanalítica explora toda a gama de emoções que o paciente está experimentando.
  • Explora a evasão. Muitas vezes as pessoas evitam certos sentimentos, pensamentos e situações que consideram angustiantes. Entender o que o cliente está evitando pode ajudar tanto o psicanalista quanto o cliente a entender por que essa evitação entra em jogo.
  • Identifica temas recorrentes. Algumas pessoas podem estar cientes de seus comportamentos autodestrutivos, mas não conseguem detê-los. Outros podem não estar cientes desses padrões e de como eles influenciam seus comportamentos.
  • Exploração de experiências anteriores. Outras terapias costumam se concentrar mais no aqui-e-agora, ou em como os pensamentos e comportamentos atuais influenciam o funcionamento de uma pessoa. A abordagem psicanalítica ajuda as pessoas a explorem seu passado e a compreender como isso afeta suas dificuldades psicológicas atuais. Pode ajudar os pacientes a se desfazerem dos laços de experiências anteriores para viver mais plenamente no presente.
  • Explora relacionamentos interpessoais. Por meio do processo de terapia, as pessoas são capazes de explorar seus relacionamentos com outras pessoas, tanto atuais quanto passadas.
  • Enfatiza a relação terapêutica. Como a terapia psicanalítica é tão pessoal, a relação entre o psicanalista e o paciente oferece uma oportunidade única de explorar e reformular os padrões relacionais que surgem na relação de tratamento.
  • Fluxo livre. Onde outras terapias são frequentemente altamente estruturadas e orientadas para um objetivo, a terapia psicanalítica permite que o paciente explore livremente. Os pacientes são livres para falar sobre medos, fantasias, desejos e sonhos.

Como acontece com qualquer abordagem de tratamento de saúde mental, a terapia psicanalítica pode ter seus prós e contras.

Antes de decidir sobre essa abordagem, é importante levar esses fatores em consideração.

Eficácia da psicanálise

O sucesso geralmente depende da capacidade de enfrentar experiências potencialmente estressantes ou desencadeantes.

Pesquisas sugerem que a terapia psicanalítica de curto e longo prazo pode tratar efetivamente uma série de doenças. 

A terapia psicanalítica de longo prazo é geralmente definida como tendo a duração de um ano ou 50 sessões.

A terapia psicanalítica de curto prazo, por outro lado, é definida como menos de 40 sessões ou menos de um ano de tratamento.

Redução de Sintomas

Uma revisão da eficácia das terapias psicanalíticas de longo prazo encontrou taxas de sucesso moderadas a grandes para reduzir os sintomas de uma variedade de psicopatologias. Uma revisão de estudos de 2021 descobriu que a terapia psicanalítica de curto prazo levou a melhorias duradouras nos sintomas somáticos, sintomas depressivos e sintomas de ansiedade. 

Melhorias Duradouras

Pessoas que recebem tratamento psicanalítico tendem a reter esses ganhos. A maioria continua a melhorar mesmo após o término da terapia.

Por outro lado, os benefícios de outras terapias tendem a diminuir com o tempo. 

Esse artigo respondeu sobre suas dúvidas quanto a Psicanálise? Me conte nos comentários.

Deixe um comentário

Fechar Menu